segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Programa Nota Legal DF - Problemas com os Cinemas

Como postado aqui, tempos atrás, os cinemas passaram a fazer parte obrigatoriamente do Programa Nota Legal, a partir de Setembro/2010.

No Terraço Shopping, na Octogonal, o cinema é o São Luiz, do grupo Severiano Ribeiro. Fui lá na sexta-feira à noite e, como esperado, a atendente disse que os cinemas não estavam no Programa, etc..aquela balela de sempre..

Como o procedimento em caso de recusa de por o CPF no Cupom Fiscal, é solicitar a nota manual, procedi conforme o figurino. Esperava outra recusa, mas a atendente resolveu emitir a Nota Fiscal manualmente. Para isso, saiu da cabine e foi a outra sala, um pouco distante da cabine de vendas.

Ela demorou cerca de 10 minutos para descer com minha nota. Nesse momento fui à livraria próxima, buscar minha esposa, que obviamnete já estava chateada com a demora...

Confesso que fiquei com pena do pessoal da fila..Tinha uma única atendente durante a ausência da outra, e a fila cresceu sem dó nem piedade: foi bater lá na entrada da livraria que fica no lado oposto..

Entrei logo no cinema para não  ser reconhecido como o culpado da fila e ser linchado..
Pô..não faço para prejudicar ninguém não..mas o pessoal pensa que o consumidor é completamente alienado..Se vários fizessem como eu, esse cupom fiscal viria com o CPF rapidinho. No mínimo, o talão de nota fiscal manual ficaria a disposição das atendentes. É o mínimo que se espera de um a empresa séria..

O crédito dessa nota será irrelevante: no máximo R$0,50.
Então vale o esforço? Financeiramente, claro que não..
Faço apenas por acreditar que não devo aceitar desculpas esfarrapadas, quando sei que tenho razão..

Para não restar dúvidas, segue imagem da consulta às empresas participantes, no site do Programa. Como se vê, a parte de lanches, pipocas, etc já estava obrigada desde 01/11/2009. A parte referente aos serviços, somente a partir de 01/09/2010. Portanto, não há desculpas para a recusa..


Pois é gente...haja paciência com essas empresas que não se dão conta de que tem gente acompanhando todos os passos do Programa Nota Legal..

6 comentários:

  1. Tive o mesmo problema hoje no Cinemark do Iguatemi. Mas, no meu caso, o gerente se recusou a emitir qualquer nota com CPF, disse que o sistema não permitia e que eles não tinham a nota em papel.
    Disse que achava estranho essa lei, perguntou se não tinha nenhum período de adaptação. Quando comentei que teve um ano para se adaptar e só agora que estava obrigatório, ele ainda argumentou 'em que estado que está obrigatório? Em São Paulo...'.
    Não adiantou discutir, saí de lá sem a nota mesmo. Mas já registrei a reclamação na Secretaria de Fazenda pelo telefone, e eles disseram que iriam enviar a fiscalização.

    ResponderExcluir
  2. Boa Mônica ! Fisco neles !! De fato, desde 2009 que as empresas sabem sobre o Nota Legal. Não há desculpas. Além disso, pouco antes da entrada no período obrigatório, o fisco manda os cartazes do programa para serem colocados a vista dos consumidores. No seu caso, é obvio que eles tem a nota manual, simplesmente porque a própria legislação obriga a emissão dessa nota, quando o cupom fiscal estiver indisponível. Bom, com a visita do Fisco, eles em breve estarão emitindo tudo certinho. Lembro que já reclamei do Cinemark no Pier, quando saí de lá também sem a nota dos lanches. Também fiz reclamação no 156 opção 3.

    ResponderExcluir
  3. Amigo,
    Eu já previa toda essa confusão.
    Não sei se o ocorrido contigo é despreparo/incompetência dos profissionais que trabalham na área ou se é simples má-fé das empresas que dominam o mercado de cinema no DF.
    Independentemente de qual a razão, eu não abro mão de um direito meu.
    Se as pessoas começarem a reclamar mais, as coisas absurdas que a gente vivencia diariament neste país vão começar a mudar.

    fernando

    ResponderExcluir
  4. Ontem fui ao cinemark do Iguatemi e eles vieram com uma história de que vão mandar a minha nota pelo e-mail. Olha que absurdo! O pior é que o 156 não atendeu de jeito nenhum... mas vou continuar tentando ligar, pq é um abuso esses cinemas!

    ResponderExcluir
  5. Cara Angélica, incrível que o cinemark do Iguatemi ainda esteja com essa história...Lembro que no Pier 21 também é cinemark e houve o mesmo comigo tempos atrás...Denuncia mesmo..Só assim eles se enquadram...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, estou verificando meu cupom do Cinemark Taguatinga Shopping e verificando não consigo consultar meus crédito e nem foram creditados e também não consigo abrir uma reclamação quando utilizo o Ponto de compra eletrônico e ele solicita o CPF mas quando fui verificar agora nesse mês para conferir o crédito, pronto o cupom fiscal não tem as informações necessárias para tomar as devidas providência.
    Como posso proceder? Eles solicitam seu CPF e nada...Inclusive no pagamento do estacionamento também a mesma coisa...não sei se o estacionamento dos shoppings entram no nota legal!

    ResponderExcluir