sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Programa Nota Legal DF - Último dia para utilização dos Créditos - Resumo do Ano e Expectativas para 2011

Caros,

Hoje é o último dia para utilização dos créditos para abatimento do IPVA/IPTU 2011.
Portanto, quem ainda não indicou, é bom correr, pois a chance de haver congestionamento no site é grande...
Além disso, quem tem créditos de 2009 não utilizados poderá perdê-los, se não utilizados esse ano.

Com isso, "encerramos" o exercício de 2010. Esse foi um ano de aprendizado.
Começamos a entender melhor o funcionamento e passamos a receber cada vez mais créditos.
Por outro lado, a SEF melhorou vários procedimentos e a quantidade de notas enviadas pelas empresas de fato aumentou bastante.

Notei que havia muitas pessoas ainda céticas em relação ao programa. Ao longo do ano, a coisa foi mudando. Já recentemente, quando alguns souberam que era possível realmente pagar ZERO de IPTU ou IPVA, percebi a mudança de atitude em várias pessoas.

Não tenho dúvidas de que em 2011 o programa avança para a "maturidade". Com mais pessoas participando, a tendência é que o percentual de retorno diminua um pouco, já que os créditos terão que ser compartilhados com mais gente. Também percebemos que as principais atividades econômicas já foram incluídas no Programa, restando coisas de pouco intreresse para o cidadão comum, exceto algumas já apontadas pelo blog (Farmácias, Hortifruti,  Perfumes e Maquiagens, Atacadistas, etc...)

Por outro lado, serão mais pessoas reclamando, o que aumentará a declaração espontânea pelas empresas, reduzindo a necessidade de envio dos originais à SEF (essa é uma das partes mais chatas em relação ao Nota Legal..).

Porém, ainda falta muito. Estamos aguardando a questão dos sorteios, como ocorre em São Paulo. Será um ótimo estímulo para as pessoas pedirem a nota/cupom com CPF.

Há diversas melhorias já apontadas por todos nós. Um pouco de boa vontade por parte da SEF-DF poderá melhorar bastante a vida dos consumidores. Muita coisa a ser melhorada no Site do Programa, que ainda peca pela pouca usabilidade.

A SEF também precisa aplicar as multas, já que desde Abril de 2010, nenhuma sequer foi aplicada. Precisa acelerar o processo de análise para recebermos os créditos das reclamações rapidamente, e não apenas no ano seguinte como aconteceu dessa vez...

Enfim, tenho certeza que em 2011 o programa andará muito melhor. E estaremos aqui para criticar, sugerir, colaborar. A idéia é exatamente essa: difundir o programa e ajudar todos a pagar menos impostos.

Agradeço a todos que vem colaborando com o blog !

Bons créditos em 2011 !!

12 comentários:

  1. Não está funcionando o site. Coloco a senha correta e ele me diz que o contribuinte não está cadastrado na base de dados?!

    ResponderExcluir
  2. Hoje, dia 12, um dia após finalizado o prazo para indicar o imóvel e o carro para abatimento do imposto tive um crédito de mais de R$ 18 por conta de resolução de reclamação referente a novembro. Olhei até ontem a noite e não tinha nada e agora sábado pela manhã tem este crédito. Acho que o nota legal postergou estas análises para o pessoal não poder utiliar estes créditos de reclamação de novembro.

    ResponderExcluir
  3. Amigo,
    Quando os colegas do trabalho viram que eu não vou pagar IPTU, todos correram para se cadastrar no site, rsrsrs...
    Mesmo aqueles que diziam que o Nota Legal não valia a pena...
    Acreditei no programa desde o início e valeu a pena!

    Abraço,
    fernando

    ResponderExcluir
  4. Caro Thiago ! Infelizmente não vi a tempo tua mensagem ! Fica para outra oportunidade ! Valeu a força e a ajuda para divulgar o blog !

    Prezado, esse problema de senhas, melhor ir lá na agência da SEF. Tem muita gente reclamando..

    Pois é...também já recebi créditos após o encerramento...bem que ele podiam ter creditado antes...

    Grande Fernando! O mesmo aconteceu comigo e com minha esposa. Nossos colegas de trabalho agora estão levando a sério e pedindo as notas com CPF !
    Para nós, que tivemos a percepção do potencial do Programa, foi ótimo e conseguimos bons resultados !

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, vejam matéria publicada no ig.com.br sobre o nota fiscal paulista: http://economia.ig.com.br/financas/impostoderenda/medo+da+receita+atrapalha+programas+de+nota+fiscal/n1238007432358.html

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente não consigo ser otimista como você é.... é claro que tivemos mais créditos, mas para mim em nada a SEF melhorou. Um ano para multar uma empresa, um ano para creditar uma reclamação (fora as várias que eu não tive o crédito).

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostaria de saber quando a empresa não se manifestou sobre a reclamação, e necessitamos apresentar a SEF a nota fiscal, a mesma fica retida ou é devolvida, tendo em vista que a mesma faz parte do meu livro caixa de profissional liberal. Grato a quem puder me orientar.

    ResponderExcluir
  8. Matéria do Correio Braziliens de 15/02/2011:

    ]http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/02/15/interna_cidadesdf,237806/numero-de-contribuintes-que-pediram-desconto-do-nota-legal-cresceu-480.shtml

    fernando

    ResponderExcluir
  9. Tenho dúvidas sobre a intenção da implementação do nota legal. Corre "à boca pequena" que esta é mais uma forma de fiscalizar nossos gastos e ser abocanhados ainda mais pelo leão, que cá entre nós anda muito guloso, rs, rs rs...

    ResponderExcluir
  10. Ah, esqueci de perguntar a veracidade desta informação...

    ResponderExcluir
  11. Ok, Amigo! Acabou que eu mesmo dei a entrevista. rsrs! Fiz questão de destacar o problema do custo da reclamação para os consumidores (o tempo e o combustível gastos para ir até a SEFAZ para entregar os cupons fiscais).
    De qualquer forma, continuarei te indicando caso apareça alguma outra oportunidade para falar, reclamar ou tirar dúvidas sobre o programa.
    ps: tem como você apagar o meu primeiro comentário? Só para meu telefone não ficar por aí.
    Grande abraço
    Thiago

    ResponderExcluir
  12. Thiago,

    Você tem o link da reportagem da Band?
    Acho que todos nós nos interessaríamos em assistir.

    fernando

    ResponderExcluir