terça-feira, 28 de setembro de 2010

Programa Nota Legal DF - Sugestão de Melhorias no Sistema/Portal do Programa

O site do Programa Nota Legal realmente deixa a desejar, em termos de usabilidade.
Não o considero difícil, mas acho pouco funcional.
Assim, coletei uma série de propostas e enviei à agrem@fazenda.df.gov.br. São pequenas modificações que nos ajudariam bastante. Sugiro que quem tiver outras idéias interessantes também mandem para o mesmo endereço. Quem sabe o pessoal responsável não aceite nossas sugestões e facilite nossa vida?

Seguem sugestões :

No item “Quadro Resumo de Reclamações” há muitas informações importantes que não aparecem ao consumidor.
Sugestão 1: quando clicarmos em “Aguardando Ação da Empresa” seria interessante que aparecesse uma coluna extra “Manifestação” informando se a empresa se manifestou sobre a reclamação ou não. Se a empresa já se manifestou, informar se pela “Procedência” ou “Improcedência”. O sistema deveria permitir, ainda, a ordenação da lista pelas colunas “Número da Reclamação”, “CNPJ-Razão Social” e pela coluna “Manifestação”. Em caso de manifestação da empresa pela improcedência, o sistema deveria permitir troca de e-mails entre o consumidor e a empresa, para facilitar a identificação do Cupom Fiscal e evitar a entrega dos originais para análise pela SEF-DF.


Sugestão 2: quando clicarmos em “Aguardando Ação do Consumidor” seria interessante que aparecesse uma coluna extra “Data Limite” informando qual a data limite para apresentação dos originais à SEF-DF”. O sistema deveria, também, permitir a ordenação da lista pelas colunas “Número da Reclamação”, “CNPJ” e pela coluna “Data-Limite” para facilitar ao consumidor a visualização do prazo que ainda tem para entregar os originais.

Sugestão 3: quando clicarmos em “Em análise Pelo Fisco” seria interessante que aparecesse uma coluna extra “Análise” informando se o fisco se manifestou sobre a reclamação ou não. Se já se manifestou, informar se pela “Procedência/Dados Conferem” ou “Improcedência”. Permitir a ordenação da lista pelas colunas “Número da Reclamação”, “CNPJ” e pela coluna “Análise”


Sugestão 4: No item Consultar Reclamações (fig. Abaixo) , deveria ter a opção de consultar pelo nome ou parte do nome da empresa INDEPENDNETEMENTE do período da reclamação, para localizarmos todas as reclamações de um contribuinte em todos os meses..

Sugestão 5: remover as duas telas abaixo no cadastramento de reclamações. Elas aparecem desnecessariamente TODAS as vezes que concluímos o registro de uma reclamação. Talvez apenas na 1ª vez ela devesse aparecer, mas não a cada registro...



Sugestão 6: ao finalizarmos o registro de uma reclamação, com o botão enviar, o sistema deveria permanecer na mesma tela abaixo, com o mesmo tipo de reclamação (cupom ou nota fiscal) e ainda manter o CNPJ, pois é muito comum efetuarmos várias reclamações do mesmo estabelecimento.


Sugestão 7: Na opção “Consultar Documentos Fiscais”, permitir a ordenação pelas colunas “Data Emissão” , “CNPJ” , “Razão Social”, "Valor do Documento", "Valor do Crédito" e "Data do Registro"

Quem tiver outras sugestões, mandem para o e-mail do Blog: notalegaldf@ig.com.br

2 comentários:

  1. Todas as sugestões são pertinentes, espero que o Fisco esteja realmente aberto a melhorias.

    Obs: Ter de entrar de reclamação em reclamação e clicar nem sei quantas vezes para ver o resultado da análise do Fisco é absurdo...

    fernando

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  2. Eu acho que o site tem q ser refeito todo... e tirar a solução em ASP..... tem vários bugs e limita o uso mais para usuários de IE(argg) :)

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