terça-feira, 24 de maio de 2011

Programa Nota Legal DF - Aumenta a apresentação espontânea de documentos, cai o ínidce de retorno

Ontem eu coloquei nos comentários que a média de documentos apresentados pelas empreas ficava em torno de 30% a 40% todos os meses, no meu caso. Um leitor teve um experiência bem pior...

Curiosamente, esse mês eu atrasei o cadastramento das reclamações e somente ontem pude concluir o registro de todas elas.

Para minha surpresa, havia 57 documentos fiscais de um total de 99, ou seja 58% dos cupons e notas foram apresentados antes mesmo de eu registrar as reclamações. É um bom índice, levando em conta o histórico recente, mas, convenhamos, eu ainda precisarei levar 42 documentos para análise da SEF-DF, caso nenhum deles seja regularizado.

Ainda falta muito para deixarmos de nos preocupar com esse procedimento,  que, na minha opinião, deve ser a pior parte do Programa Nota Legal...
______________________________________________

Por outro lado, um leitor havia comentado que houve uma queda no índice de retorno em relação a cada compra. Fui verificar meu extrato de Janeiro/2011 e constatei algo semelhante, mas não tão radical:

- 7 empresas geraram ZERO de crédito (um recorde...)
- 4 empresas deram retorno menor que 3% (Lembremos que o IMC-ICMS de Janeiro foi de 2,9%)
- 4 empresas deram entre 3% e 7,5 %
- 11 empresas deram 7,5%, ou seja, o retorno máximo.
- 7 empresas prestadoras de Serviços (ISS) geraram retorno máximo (1,5%)


Assim, o que me pareceu ter aumentado bastante foi o ínidce de empresas com ZERO de crédito. Segundo um comerciante amigo meu, ocorre que em Janeiro é um mês de recomposição de estoques e muitas empresas acabam gerando créditos de ICMS maiores que o ICMS devido pelas vendas.

Nesses casos, não há recolhimento ao fisco e, como consequencia, não ganhamos nada de crédito..

O importante é ficarmos de olho nas empresas que geram ZERO com frequencia. Eu estabeleci um limite de 3 vezes ao ano. Mais que isso, procuro outro estabelecimento.

9 comentários:

  1. OFF Topic - tava dando uma lida nas melhorias - se 10% do que tá ali fosse imaplantado nossa vida melhoraria muito.

    Outra coisa - não consigo acreditar que o banco de dados do sistema é Access...tem essa informação em algum lugar??? Ainda é assim ou já foi migrado?

    ResponderExcluir
  2. Se tratando de GDF, não duvido que seja Access.

    Segunda-feira dia 23 agora, comecei o envio das informações das empresas para o GDF.
    Porém, o sistema estava fora do ar, só consegui começar o serviço hoje 7:30hs.

    Anderson

    ResponderExcluir
  3. Era Access mesmo ! Garanto ! Mas confesso que hoje não tenho tenta certeza. Ano passado, houve uma parada de 15 dias no sistema. Depois disso, houve uma melhora significativa. Creio que podem ter migrado o sistema para o Oracle ou outro banco melhor.

    Com relação às melhorias, tem um post antigo sobre a usabilidade do sistema. Com pequenas mudanças, nossa vida melhoraria muito. Até hoje nenhuma das sugestões foi implementada..

    http://notalegaldf.blogspot.com/2010/09/programa-nota-legal-df-sugestao-de.html

    ResponderExcluir
  4. AMIGOS,

    TIREM UM DÚVIDA. EU PROTOCOLEI 11 NOTAS NA SEF/DF NO DIA 23/05 E HOJE APARECERAM ALGUMAS DESSAS NOTAS COM A MENSAGEM: - Concluída pelo sistema - fim do prazo do consumidor para apresentar o documento fiscal à SEF/DF
    Data da Ocorrência: 25/05/2011.

    ISSO É NORMAL? ENTREGUEI AS NOTAS DENTRO DO PRAZO.

    ResponderExcluir
  5. Caro Dionísio, é possível acontecer isso. Comigo já ocorreu algumas vezes, mas não com tantas reclamações de uma única vez. No seu caso, acho que não haverá problema, deve ter sido um atraso dos servidores da SEF-DF. Mas, por via das dúvidas, recomendo escanear alguns dos recibos e mandar a lista completa dessas reclamações para o e-mail agrem@fazenda.df.gov.br. Da última vez eles regularizaram a minha pendência por e-mail mesmo, no dia seguinte.

    ResponderExcluir
  6. VALEU AMIGO, VOU REALIZAR O PROCEDIMENTO QUE VOCÊ ME ORIENTOU E VOU MANDAR O E-MAIL AINDA HOJE.

    GRATO PELA INFORMAÇÃO.

    ResponderExcluir
  7. Também deixei pra reclamar mais perto do fim do mês e meu índice de "apresentação espontânea" também aumentou, foi de 61% (22/36).

    ResponderExcluir
  8. CARO ANÔNIMO,

    MEU CASO FOI RESOLVIDO. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO. MINHAS NOTAS JÁ SE ENCONTRAM COM A MENSAGEM - EM ANÁLISE PELO FISCO. GRATO.

    ResponderExcluir