segunda-feira, 19 de abril de 2010

Programa Nota Legal DF - O custo das reclamações

Uma das piores partes do Programa Nota Legal é o custo dos vários procedimentos que foram transferidos para o consumidor. Alguns são aceitáveis, com muita boa vontada, diga-se de passagem. Outros são realmente inexplicáveis:

1) Tempo gasto para efetuar a reclamação no site do Programa Nota Legal.

Todos concordamos que, ao informarmos o CPF na nota/cupom fiscal, a operação deveria ser registrada automaticamente junto ao GDF. Tecnologia para tanto já existe. Em Recife-PE, a prefeitura local desenvolveu um programa similar, apenas referente ao ISS (serviços), em que, após a emissão do cupom fiscal, a informação é automaticamente registrada no banco de dados da Prefeitura. A exceção são os estacionamentos, que, pelo volume alto, mandam em lote para serem processados à noite.

Mas, ainda que não seja possível ao GDF automatizar a operação, o processo de reclamação poderia ser  simplificado. Abaixo alguns problemas e soluções:

a) Com relação a notas fiscais, acho que está tudo ok.

b) Com relação ao Cupom Fiscal, não entendo a necessidade de digitação do Número do Fabricante, com cerca de 20 dígitos e que até agora ainda estou procurando uma justificativa para ele.

c) Mudança recente do código do cupom fiscal. Antes deveríamos digitar o CCF, mas, a partir de março, deve-se indicar o COO. Algumas empresas confundem os códigos e acham que as reclamações são improcedentes. Não atentaram ainda para a mudança.

d) Com relação à digitalização dos documentos fiscais, parei de fazer porque não percebi aumento no percentual de regularização dos documentos após a reclamação. Além disso, dá um trabalho desgraçado escanear todas as notas e ainda mais que a reclamação demora uma eternidade para fazer o upload da imagem. Se ao menos fôssemos dispensados de mandar os documentos originais à agência da SEF-DF, talvez o esforço valesse a pena. Para mim, a digitalização ainda não compensa. Sugeriria apenas que a SEF-DF permitisse o upload da imagem APÓS o registro da reclamação, para ajudar os contadores quando eles disserem que a reclamação não procede. As vezes os contadores se perdem e não reconhecem a despesa. Com o upload a posteriori, muitas reclamações deixariam de ser enviadas para análise da SEF-DF.

2) Custo da impressão do e-mail e cópia do cupom fiscal:

Muitos ainda não sabem, mas decorrido o prazo que a empresa tem para regularizar a nossa reclamação, o Programa Nota Legal envia um e-mail para nós, solicitando enviar o original à SEF-DF. Neste caso, temos os seguintes custos:

a) Impressão do e-mail para cada reclamação individualmente. Bem que poderia ser uma única folha de papel com todas as reclamações juntas. Facilitaria muito nossa vida e diminuiria os custos de impressão.

b) Impressão de cópia do cupom fiscal. Não entendo essa tranferência de custo. Se no caso de Notas Fiscais não precisa de cópia, porque os cupons precisam ?? Vai entender... De qualquer forma, eu junto vários cupons no scanner, tiro uma cópia e recorto cada cupom, para gastar pouco papel. Além disso, uso papel já utilizado numa face. Como eles não pedem folha em branco, não tem como negar o recebimento..ehehe..

3) Custo do deslocamento à agência da SEF-DF:

Bom , a agência mais próxima da minha casa fica a mais de 10 km. São aproximadamente R$ 2,75 de gasolina para ir, mais a mesma quantia para voltar. Total R$ 5,50. De ônibus seriam R$ 6,00 (duas passagens). Caríssimo. Devíamos ser reembolsados dessa despesa...

4) Tempo de espera na fila e no balcão da agência da SEF-DF.

Já tive que esperar mais de uma hora para ser atendido e outra hora para registrar todas as reclamações. É um absurdo! Também já fui atendido em 5 minutos após a chegada e demorei cerca de 15 min no balcão de atendimento. Depende muito do dia e do atendente.

O fato é que poderia ter um atendente exclusivo para receber essa papelada. Não custa nada à SEF-DF disponibilizar uma pessoa só para isso, já que se trata de procedimento repetitivo e simplificado.

Também poderia melhorar o sistema: os atendentes têm que registrar o recebimento em 2 sistemas distintos ! Deus do céu...Quem foi o analista de sistemas que inventou um troço desses ?
No primeiro sistema, o atendente registra uma a uma o recebimento da reclamação.
No segundo, são todos de uma vez, porém a mesma data do dia tem que ser digitada para cada código de reclamação cadastrado. Quando levei 30 reclamações de uma vez, o atendente digitou a data do dia (que o sistema poderia fornecer automaticamente !) 30 vezes ao lado dos códigos da reclamação.

Nem preciso dizer que o chefe de projeto desses sistemas tem que ser substituído.
Integração ZERO. Automação ZERO. Nota ZERO para ele !

Resumo:
- O programa custa muito caro para o consumidor.
- A SEF-DF tem total condição de diminuir esses custos e melhorar os procedimentos para o consumidor.

Dica:
- Avaliar se vale realmente a pena entregar os originais na agência da SEF-DF. Os custos são altos e talvez somente em casos de notas fiscais mais elevadas compensa o esforço.


Próximo Post
"Vale a pena pedir notas fiscais de empresas que estão no período opcional do Programa Nota Legal ?"

3 comentários:

  1. Concordo com todos os questionamentos... E infelizmente passei (e estou passando) por isto. Realmente chega uma hora que temos que analisar qual a vantagem de levar as notas na SEDF pois o custo benefício pode não compensar. Eu tb estava digitalizando todas as notas, dava um trabalho enorme, e com isto pensei que o processo poderia agilizar mas depois de um tempo percebi que inserindo ou não os arquivos não fazia qq diferença. Estou separando minhas notas por mês e só cadastrando na minha planilha para acompanhamento...

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  2. Concordo. Não tem como o consumidor pagar o pato pelos sonegadores e GDF, tendo que ir até a receita. Piada isso!!!!

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