quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Programa Nota Legal DF - Andamento dos créditos

Acabei de conferir a situação dos nossos créditos no Programa Nota Legal.

As notas de Agosto estão na situação "Prévia", o que significa esses créditos em breve virarão "disponíveis".
Para conferir o total da prévia, basta ir no menu "Extrato" e observar as últimas linhas. O "Saldo a Creditar" corresponde ao somatório das notas de agosto, na situação "Previa"...


Então, para Janeiro de 2012 ainda teremos a receber os créditos das notas de Setembro, Outubro e Novembro que forem apresentadas pelas empresas espontaneamente.

Para aumentarmos nossos créditos, é bom registrarmos as reclamações logo no dia 1º de Dezembro (notas de Outubro) e no dia 1º de Janeiro (notas de Novembro). Isso porque em tese daria tempo de algumas empresas regularizarem o Livro Eletrônico antes do prazo final para aproveitamento dos créditos (provavelmente final de Janeiro de 2012).

O problema maior são as reclamações...

 Esse ano, ao contrário do anterior, a SEFAZ foi julgando as análise procedentes ou não, à medida que ia recebendo as notas para análise. Isso é muito melhor do que julgar todas de uma vez, como foi feito ano passado.

Mas, não sei o que houve, o sistema tem demorado muito mais que 30 dias para as empresas regularizarem as notas. Até hoje tenho notas de Maio/2011, ainda na situação "aguardando ação da empresa".

Assim, a má notícia é que provavelmente so receberemos créditos das reclamações de notas de Maio/Junho/Julho no máximo. Talvez as de Agosto também entrem, e, só com um milagre, as de Setembro.

As notas de Outubro e Novembro que forem apresentadas ao Fisco, devem ficar para 2013...

Um comentário:

  1. O Supermercado Extra da Asa Norte zerou os meus créditos (crédito R$ 0,00) em todas as minhas compras do mês de Novembro. Isso não pode ser correto. Como recorrer disso? Alguém pode me ajudar? jonatas_sq@yahoo.com.br

    ResponderExcluir