segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Programa Nota Legal DF - Diminuem documentos espontâneos em Jun/2010

Caros,

Já podemos registrar as reclamações dos documentos de Junho/2010, até o dia 31/08.

Mais uma vez percebi uma diminuição significativa nos documentos eletrônicos enviados espontaneamente pelas empresas.

Esse mês, apenas 9 de um total de 85, ou seja, cerca de 10% do total. Esse  índice tem diminuído mês a mês, lamentavelmente. Vou dar um desconto, pois hoje é o primeiro dia útil do mês. Até amanhã mais empresas enviarão seus dados, tenho convicção disso.

Por outro lado, é cada vez maior, ao menos no meu caso, o número de empresas que admitem que as minhas reclamações são procedentes, o que é bom. Embora admitam que a reclamação está correta, muitas não tem regularizado os livros fiscais eletrônicos com os dados do Programa Nota Legal, sendo então necessário o envio dos originais à SEF-DF.

Por isso, não desanimemos. Continuo reclamando todos os documentos omitidos, como sempre.

Uma novidade é que, finalmente, a SEF-DF desistiu de solicitar o número de fabricação (aquela série enorme de cerca de 20 dígitos) do cupom fiscal. Essa crítica já tinha sido apontada aqui na lista de sugestões e num post antigo.

Vejam a nova tela de cadastramento de reclamação de Cupom Fiscal. Não há mais espaço para aquela informação, ficando mais parecida com a das Notas Fiscais.


Com os dados de Junho, descobri mais empresas fora do Programa. Em breve as colocarei na lista.

3 comentários:

  1. Amigo,
    Você não está sozinho nas suas constatações. Meu caso é igualzinho ao seu:
    -poucos documentos declarados
    -aumento no número de reclamações declaradas procedentes pelas empresas
    -poucas regularizações voluntárias...

    fernando

    ResponderExcluir
  2. Estou na mesma. Começo a crer que existe algum tipo de complô do tipo, não vamos dar mole para a nota legal, só vamos cadastrar as que fizerem reclamação e e olhe lá.
    Deveriam aumentar o valor da multa a cada reincidência. O Pão de Açúcar de cada 10 declara umas 2.

    ResponderExcluir
  3. Pois é...eu sou da linha que acha a multa muito "instrutiva"..Se a SEF-DF estivesse aplicando as multas desde Dezembro de 2009, nós não somente estaríamos com muito mais créditos, como as empresas estariam enviando as informações com muito mais celeridade..

    Tem empresas que até agora nunca mandaram um único documento fiscal, embora eu tenha reclamado mais de 30 vezes contra ela. Tudo bem...o tempo corre a nosso favor..Mas a SEF-DF bem que poderia ser mais rigorosa..

    Quanto à multa progressiva, acho muito interessante. Vou colocar na lista de sugestões de melhorias..

    ResponderExcluir