quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Programa Nota Legal DF - Parece, mas não gera créditos(27)

Voltando à ativa, depois de um final de semana de pausa, vamos continuar os trabalhos..

Como dito no último post, após cada consolidação mensal, sempre aparecem novos casos de empresas que deram crédito R$ 0,00 no mês.

Segue lista consolidada do mês de Abril/2010:

1) Padaria Monjolo Sudoeste (IN HOUSE COMERCIAL DE ALIMENTOS LTDA ME), CNPJ: 72.595.739/0001-02

No post sobre a consolidação de Março/2010, já havia percebido uma redução drástica no percentual de retorno desse estabelecimento. Desta vez foi R$ 0,00 mesmo..Assim, estamos ficando sem opção de padarias no Sudoeste: quando não é a Pão Dourado, é a Monjolo. A única que escapou até agora foi a Pães e Vinhos, que vem gerando créditos normalmente, embora, diga-se a verdade, a Pão Dourado, tenha se "recuperado" após gerar zero de crédito em Fev/2010.

2) Supermercado Super Maia Sudoeste (MAIA SUDOESTE SUPERMERCADOS LTDA) CNPJ: 08.432.745/0001-31

Esse é velho conhecido nosso, já sendo a terceira vez que zera nossos créditos. Deveria ser proibido ostentar o cartaz do Programa Nota Legal, pois nunca gera nada de crédito. Lamentável. Ainda bem que convenci a esposa a evitar esse estabelecimento. Mas de vez em quando ela "esquece" e faz compras lá. Vou fazer marcação cerrada..

3) Restaurante Mangai (MAIA & TAVARES LTDA ME), CNPJ: 03.247.760/0002-77

Esse restaurante, perto da ponte JK, já estava na minha mira, pois havia percebido um baixo percentual de retorno nos meses anteriores. Esse mês de Abril, tambem zerou meus créditos. Estreante na lista, fiquemos de olho para ver se vai repetir nos próximos meses..

4) Estacionamento Park Shopping (ALFA ADMINISTRADORA E PARTICIPACOES LTDA), CNPJ: 38.059.507/0004-36

Outro estreante na lista de crédito ZERO, essa empresa cobra R$ 10,00 pelo serviço de manobrista no Park Shopping e nos dispensa de pagar o estacionamento. Mas, quem diria, esse mês zerou meus créditos também. O problema não é apenas na compra de produtos. Serviços também estão sujeitos à essa péssima situação para o Programa Nota Legal..

5) Escola Candanguinho (CENTRO DE ENSINO CANDANGUINHO LTDA), CNPJ: 02.159.894/0001-92

Esse é um daqueles casos lamentáveis, que dificilmente podemos fazer algo. Não posso trocar meu filho de escola, pois há diversos outros fatores em jogo na escolha da instituição de ensino, mas não deixa de ser decepcionante. É reincidente, pois em Março/2010 também zerou meus créditos.

Para se ter uma idéia do "prejuízo" pelas escolhas desses estabelecimentos, caso eles tivessem gerado crédito pelo percentual máximo (7,5% para ICMS e 1,5% para ISS), eu teria ganho mais R$ 56,44 de créditos do Programa Nota Legal, somente nesse mês de Abril...É dose..

Se vocês tiverem outros casos, favor enviar "print screen" da tela de extrato, mostrando os dados da empresa e do documento fiscal que gerou ZERO de crédito, para que seja adicionada à lista. Enviar telas  para notalegaldf@ig.com.br.

Todos vão, portanto, para a lista, grupo (c) .

PS: um dia ainda vou perder um pouco de tempo e solicitar à SEF-DF mais esclarecimentos sobre essas situações. Embora ela não possa explicar cada caso, devido ao sigilo fiscal, creio que poderia fazer uma lista mais explicativa para dar uma melhor satisfação aos consumidores...É realmente decepcionante perdertantos créditos e nem sabermos a razão...

7 comentários:

  1. Amigo,

    Que tal poderia fazer um post com todas as situações em que não são gerados créditos para os consumidores?

    fernando

    ResponderExcluir
  2. Algum leitor do site poderia falar se as escolas/cursos/faculdades estão rendendo créditos normalmente?

    fernando

    ResponderExcluir
  3. Nada atualmente me deixa mais indignada com o Nota Legal do que os diversos emails que recebi essa semana da SEF se manifestando pela improcedência das minhas reclamações "em razão de o documento fiscal apresentado conter rasura que inviabiliza a sua análise pelo Fisco"!! Ora! Nenhum documento fiscal que entreguei na SEF estava rasurado!! E agora eu tenho culpa se os fiscais não entendem a letra dos funcionários de alguns restaurantes que, a meu ver, estavam perfeitamente legíveis?? E a culpa é minha se os funcionários do Naturetto, na pressa de emitir a nota fiscal, escrevem com aquele garrancho??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eles ficam com uma cópia e o original do documento, não tem como você contestar.

      Excluir
  4. Algumas vezes que fui ao Naturetto me deram notas fiscais feitas na mão. Outras vezes, notas geradas pelo sistema deles. Ora, se sistema é capaz de gerar notas com CPF, porque eles ainda entregam notas feitas à mão?

    fernando

    ResponderExcluir
  5. Compartilho com o colega a indignação sobre a resposta dada pela SEDF... Hj ao consultar algumas notas simplesmente tb foram rejeitadas, ora pq os dados estavam "ilegíveis", ora pq os dados divergiam do que eu havia digitado na reclamação. Achei um absurdo pq pareceu má vontade em analisar as notas escritas com letra de garrancho... E o pior é q arquivam sem dar direito de reclamação ao usuário. Passei a fazer o seguinte: toda nota que levo lá na SEDF digitalizo antes e guardo o arquivo. Vou passar a conferir dp se o argumento utilizado por eles (SEDF) é válido ou não... De qq forma o lado bom disso é q a cada mês q passa mais notas estão sendo registradas e isto é bom. O jeito é cada um fazer sua parte como cidadão. T+

    ResponderExcluir
  6. Uma coisa que não entendo é se existe ou não uma punição real para as empresas que não repassam os créditos. Digo isto, pois utilizo o Nota Legal desde o começo e algumas empresas (como o Mc Donald’s da Torre) NUNCA repassam os créditos, faço a reclamação no site, depois na receita e a situação continua a mesma. No meu entender se a empresa fosse punida e recebesse multas não teria como sobreviver no mercado, iria quebrar. Como continua aberta a impressão que tenho é que nada acontece.

    ResponderExcluir