sábado, 14 de agosto de 2010

Programa Nota Legal DF - Matéria do Correio Brasiliense sobre o Nota Legal

A Mariana, leitora do blog (antes de sabermos que somos colegas de trabalho!) me enviou uma matéria recém publicada pelo Correio Brasíliense sobre o andamento do Programa Nota Legal.

Percebemos uma clara mudança de tom, em relação à uma matéria anterior, tempos atrás.

De todo o texto, apenas algumas observações:

1) Não parece ser correto afirmar que 50% das notas são enviadas espontaneamente. Ao menos no meu caso, logo que se abre o mês para as reclamações, constato que apenas cerca de 20% a 30% das notas estão no extrato.

Porém, APÓS as reclamações, o percentual de regularização tem subido gradativamente. Em Maio, já tenho cerca de 67% dos documentos fiscais enviados.

2) Sobre os sorteios, creio que será interessantíssimo. Em São Paulo os prêmios podem ser elevados. Se o mesmo acontecer aqui, então nós teremos várias chances, pois não deixamos escapar nenhuma nota ehehe!

3) "Quanto menos gente pede a Nota Legal, maior é o desconto individual". Essa afirmação é verdadeira e já foi explicado aqui no blog tempos atrás. Mas somente será verdade se a empresa não sonega absolutamente nada hoje. Se houver sonegação, um aumento crescente de solicitações de notas fiscais pode aumentar a arrecadação e não diminuir necessariamente o percentual de retorno.

4) A matéria afirma no quadro final, item 3, que o consumidor poderá levar os originais nos postos "Na Hora" do GDF. É interessante que essa idéia está lá na página de sugestões há bastante tempo e foi uma sugestão de um leitor, mas eu não sabia que já tinha sido implementada. Alguém já foi no "Na Hora" para entregar os originais e pode confirmar essa informação?

No geral, a matéria é boa e mostra o que nós mesmos já havíamos constatado: uma adesão crescente das pessoas ao Programa Nota Legal.

4 comentários:

  1. Amigo,
    Nunca cheguei a fazer uma estatítica, mas olhando as notas de junho/2010 cheguei a seguinte conclusão:
    - 2/3 das notas - 66% já constam do site, e
    - 1/3 das notas - 34% ainda não.
    Como as empresas ainda têm até o fim do mês para registrar as notas, o meu índice de declarações espontâneas até que melhorou em relação aos meses anteriores.
    Alguém mais pode dar o feedback?

    fernando

    ResponderExcluir
  2. Olá para todos... Venho percebendo q cada vez mais minhas notas estão sendo encaminhadas. Estou na proporção de 70% enviadas pelas empresas para 30% de reclamação sendo que 5% de notas ainda são de dezembro/janeiro. Interessante como a gente começa a observar o perfil das empresas. Algumas sempre enviam as notas bem rápido mas outras sempre tenho que reclamar como o restaurante Kibe House q fica no Conjunto Nacional. Felizmente dp da reclamação eles regularizam a situação. De qq forma está muito melhor do que ano passado qdo tive apenas 10% das notas enviadas...

    ResponderExcluir
  3. Pois é gente...A coisa está melhorando sim ! Também lembro que no começo, menos de 10% das notas chegavam...

    Por isso sempre digo que se o índice tem melhorado, é porque nós reclamamos sempre de todas as notas não enviadas. Aos poucos as empresas vão entrando na linha..

    ResponderExcluir
  4. Amigo,
    Fui ao Na Hora da Rodoviária hoje com 3 documentos a apresentar. Infelizmente a notícia não é boa. O atendente disse que NÂO HÀ ATENDIMENTO DO NOTA LEGAL NO NA HORA e que o único atendimento é nos postos da Secretaria de Fazenda do GDF. E que o posto do SIA está em reforma.

    fernando

    ResponderExcluir