sábado, 29 de maio de 2010

Programa Nota Legal DF - Porque as pessoas não indicam o CPF ?

Tenho acompanhado na internet, sempre que possível, tudo o que se publica sobre o Programa Nota Legal. Além disso, percorro blogs e sites que tratem do assunto. Curiosamente, a grande maioria fala mal do Programa. Muitos ainda se recusam a fornecer o CPF na nota fiscal.

Nas lojas, supermercados, shoppings a grande maioria das pessoas não fornecem o CPF na nota.
Fico então me perguntando porque isso acontece e vejo apenas algumas possibilidades:

a) Ignorância: a pessoa desconhece totalmente, nunca ouviu falar, não sabe pra que serve..
b) Medo: a pessoa ganha mais do que declara e tem receio de ser pega pelo Leão..
c) Preguiça: pra que perder 5 segundos informando o CPF ?
d) Orgulho: não vou trabalhar para o Governo, nem ajudar um governo corrupto a arrecadar mais.

Analisando as opções, constato o seguinte:
Alegar ignorância, a meu ver, não dá. Todo mundo já ouviu falar no programa e sabe para que serve.

Medo de ser pego pela Receita. Totalmente descabido. As informações são sigilosas e o programa não serve para checar a renda de uma pessoa. Já falei disso, num post anterior. Ademais, porque não informar o CPF apenas no valor da renda declarada ?

Preguiça: a pessoa deve ser muito ocupada se acha que perder 5 segundos não vale a pena..

Quanto ao orgulho, deve haver algum prazer transcendental em não informar o CPF que ainda não tive a felicidade de sentir. Nas poucas vezes que tentei não informar o CPF, porque estava com muita pressa, a sensação que tive foi a de ser um perfeito idiota. Perdi 5 segundos e fiz minha parte...

Parece-me que alguns acham que não informar o CPF na nota é uma forma de protesto contra a corrupção do GDF. Sem falar na possibilidade de votarmos melhor nas próximas eleições, essa é a atitude mais estúpida que já vi:

a) Se você não pede a nota, o imposto fica com o comerciante.
b) Se você pede, mas não informa o CPF, o dinheiro vai para o Governo.
c) Se a loja já emite a nota, mesmo sem pedir, e você não pede a inclusão do CPF, o dinheiro também vai para o governo.
d) Se você pede a nota e informa o CPF é justamente a única atitude que o beneficia e ainda "prejudica o Governo", porque em vez de 100% do imposto, ele ficará apenas com 70%. Além disso, há um certo "orgulho" em pedir a nota, devido ao fato de sabermos que a sonegação diminuirá.

Vejam: se o único trabalho que temos é informar o CPF nas notas, e nada mais, garantiremos, como já mostrei aqui, cerca de 30% dos créditos relativos às empresas que espontaneamente mandam os dados para o GDF. Assim, ao final do ano, você perderá 1 minuto para indicar o imóvel ou o carro para o abatimento do imposto. Parece-me muito pouco trabalho para um bom ganho.

As críticas ao Programa são justamente para as pessoa que, como eu, desejam receber todos os créditos. Aí o trabalho as vezes não tem compensado...

Concluindo: sem querer ser grosseiro, mas não informar o CPF nas notas e cupons fiscais me parece a pior atitude que o cidadão pode ter !

Como disse num outro blog: entre um "suposto benefício emocional" e um concreto benefício financeiro, eu já fiz a minha escolha...

7 comentários:

  1. Conheço muitas pessoas que indicaram o CPF na hora de pagar a conta em 2009. Mas ao perceberem o valor pífio que estava disponível para utilização no fechamento do ano, se desencantaram.
    Você mesmo, amigo, em um post recente disse estar feliz que tinha percebido uma melhora no índice de notas que constavam do sistema - 30%. Bem, na minha opinião, ainda ainda é muito pouco!
    As pessoas ficam surpresas com a minha atitute (e sua também) de guardar notas, acompanhar se elas aparecem no sistema, de fazer reclamações, de tirar cópias e levar os originais no final da Asa Norte(513N), de aguardar na fila para entregar a papelada, de aguardar a conclusão das análises e, se for o caso, entrar com recurso. Eles dizem que isso é muito tempo investido para ganhar uns míseros reaizinhos...
    Eu, assim como todos os frequentadores deste blog, acreditamos que se temos direito ao crédito, por mais pequeno que ele seja, vamos brigar para recebê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo inteiramente com o colega acima. Reclamo de todas as notas as notas fiscais que nao aparecem no site, independente do valor. Acho gratificante ver cada centavo de impostos que me devolvem por meio do programa.

    ResponderExcluir
  3. É engraçado mesmo. Até hoje minha esposa faz cara feia quando demoramos um pouco mais por causa de uma nota fiscal de valor mais baixo. No começo, ela também desdenhava. Mas, a medida que os créditos vão entrando, ela percebe que cada nota ou cupom vale algo, que no final das contas, acaba sendo interessante.

    E também acho gratificante ver nossos impostos sendo devolvidos, centavo a centavo. Lembro sempre aos que não querem ter trabalho que, se os créditos espontâneos enviados pelas empresas estão aumentando, isso se deve justamente a pessoas como nós, que reclamamos de todas as notas.

    Quando um comerciante recebe uma multa de R$50 por causa de uma compra de 1 ou 2 reais, tenho certeza que ele passa a considerar o envio dos dados importante..

    ResponderExcluir
  4. Casa de ferreiro, espeto de pau....
    Você, amigo, nosso Mestre da Nota Legal, ainda está em processo de convencimento da esposa, rsrsrs...

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  5. Acho que as pessoas não dão a nota porque não acreditam no programa. Alguns colegas meus que no ano passado davam o CPF na nota e tiveram centavos de desconto (pq nem todas apareciam) desacreditaram totalmente.

    Outra coisa, veja o site do Nota Legal. Vive fora do ar. Agora mesmo está "em manutenção". Aliás desde sábado está assim.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, Murilo, o site está em manutenção há quase 10 dias. Muito estranho isso...
    Eu eles pretendem reformular todo o site ou então o sistema não suportou tanta informação.
    Quando eu levei minhas notas na agência da Asa Norte e perguntei como estava a análise das reclamações o atendente apenas disse:
    "Você não tem idéia. Tem muita, muuuita nota para análisar!"
    Percebi que ele não estava exagerando pela quantidade de caixas com a etiqueta "Nota Fiscal" nas mesas atrás e do lado dele". Olhando de relance, apenas naquela saleta havia algo como 15 caixas mais um dois montes de cerca de 80cm de altura de notas encostadas na parede.
    Por aí dá para se ter uma idéia da coisa.
    Enquanto isso, minhas reclamações de dezembro/2009 estão "Sob análise do Fisco"...

    ResponderExcluir
  7. Sou mais um que acredita em nota legal, coelhinho da páscoa e papai noel. Todo início de mês eu ia lá e via os créditos. Quando fazia a reclamação de cupom fiscal sempre falava que estava fora do prazo e etc etc. Porém, NUNCA consegui fazer uma reclamação. Tenho notas de janeiro que não entraram e tentei em fev, mar, abr, mai e agora em junho, que passou o prazo. Já era. Dei muito azar, mas continuo na luta também, pois não quero pagar ipva nenhum em 2011. Em junho então eu posso reclamar as de ABR, correto?? Abraços!

    ResponderExcluir